A Shopify é uma plataforma de e-commerce disponível para desktop, Android e iOS que oferece ao usuário á possibilidade de criar lojas online para compra e venda de produtos. Com uma interface simples e bastante intuitiva, a Shopify é uma ótima alternativa para quem quer fazer vendas on-line e não sabe por onde começar. Além disso, a plataforma pode ser associada com redes sociais como o Facebook e Instagram para impulsionar as vendas.

A plataforma ainda conta com o sistema de dropshipping, em que o vendedor não precisa se preocupar com a logística da entrega, que fica como responsabilidade do fornecedor.

Como usar a Shopify?

Primeiro, é necessário criar um login e senha gratuitos. Feito isso, o usuário já pode começar a montar sua loja virtual da forma que desejar. A Shopify disponibiliza vários pacotes com preços variando de acordo com as opções de cada um. Existe, no entanto, a possibilidade de utilizar a plataforma de maneira gratuita durante um período de testes de 14 dias.

Apesar de ser bastante simples, a Shopify conta com tutorias e videoaulas para que o usuário se familiarize com os recursos da plataforma.

Quais são os recursos que a Shopify oferece? 

A plataforma conta com uma ampla variedade de templates e imagens gratuitas e pagas para a personalização de cada loja. Além disso, oferece aos usuários domínio personalizado e sites otimizados para SEO. Ferramentas gratuitas de marketing também são disponibilizadas e permitem monitorar resultados através de relatórios.

Um dos recursos mais relevantes que a Shopify oferece é o Gerador de Nomes, que sugere nomes e domínios inéditos para auxiliar na criação de uma marca.

Por ser tão simples intuitiva, a Shopify é recomendada para pequenos empreendedores e empresários que querem abrir seu negócio mas não têm experiência em programação. É claro que isso não significa que pessoas que sabem programar não podem usufruir dos benefícios da Shopify, já que a plataforma é extremamente útil para qualquer um que busca um jeito de simplificar seu negócio.

Afinal, vale a pena usar a Shopify?

Tendo tudo isso em mente, será que vale a pena utilizar a plataforma?

Apesar de ser uma das plataformas mais usadas do mundo para a criação de lojas virtuais e possuir criptografia de ponta a ponta, que garante a segurança nas transações, a Shopify conta com mais de duas mil reclamações no site ‘Reclame Aqui’, em três anos.

Isso não quer dizer que a plataforma é ruim, já que boa parte das reclamações pode ter sido resolvida, porém é um indicador de que a plataforma não é perfeita.

Preços e taxas

A Shopify possui três planos mensais com preços distintos.

  • Plano básico: 29 dólares + taxa de 2% por venda
  • Plano intermediário: 79 dólares + taxa de 1% por venda
  • Plano avançado: 299 dólares + taxa de 0,5% por venda

E você, acha que a plataforma pode ajudar sua empresa?