ilustração de um homem sentado, com vários braços e acada um deles está alcançando uma etapa do ciclo de vendas.

Seja no modo convencional ou no meio virtual, vender é um desafio. Por isso, entender o ciclo de vendas pode ser útil para simplificar esse processo.

Não é novidade que, antes de concretizar a venda em si, existem uma série de obstáculos a serem vencidos pelo vendedor. Sendo assim, entender as etapas e os passos que levam até a venda se torna essencial, para que essa atividade se torne mais previsível.

Além disso, através do entendimento do ciclo de vendas, é possível desenvolver um script para executar as vendas de forma mais prática.

O que é e quais as etapas do ciclo de vendas

Primeiramente, o ciclo de vendas são as fases que são necessárias, para que um produto ou serviço seja vendido. Ademais, ele se inicia no primeiro contato da empresa com o seu cliente. E só vai terminar, no momento do pós venda.

Independente do ramo de atuação ou do tipo de venda da empresa, existem algumas etapas que são comuns na maioria dos segmentos. Sendo elas:

  • Prospecção: é o momento em que você encontra o seu cliente em potencial.
  • Contato inicial: o primeiro contato com o cliente, pode ocorrer através de um e-mail, uma ligação, ou até mesmo, um envio de um brinde.
  • Qualificação: essa etapa funciona como uma espécie de peneira, pois nem todos os novos leads estão preparados para a compra. Por isso, nessa fase você vai separar os qualificados para prosseguir até os próximos passos.
  •  Apresentação: esse é o momento em que o cliente é apresentado ao seu produto ou serviço, além da sua proposta comercial.
  •  Avaliação: essa é a etapa da negociação, onde podemos considerar também o tempo de espera do vendedor, enquanto o cliente faz a análise da proposta.
  • Fechamento: finalmente, no fechamento o cliente efetiva e formaliza a compra.
  • Pós venda: nesse momento, você confere a satisfação dos clientes e recebe indicações, além de fidelizar o cliente.

Algumas empresas podem sentir a necessidade, de eliminar ou adicionar etapas. Isso ocorre porque, o ciclo de vendas precisa ser específico para cada empresa. Desse modo, é necessário que você desenvolva um ciclo de vendas exclusivo, pensado para atender as necessidade do seu negócio.

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Fonte: rockcontent

Imagem: Google

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