Qualquer estratégia de marketing começa a partir de uma série de metas que são traçadas para alcançar um determinado objetivo.

Para facilitar esse processo de criação de metas muitas empresas utilizam um método de definição de metas conhecido como SMART.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te explicar o que são as metas SMART e porque elas são tão efetivas.

Que tal conferir?

O que significa SMART? 

O método SMART é uma maneira de criar uma série de checklists para verificar se cada meta possui os requisitos necessários para ser efetiva.

Sendo assim, cada letra da palavra SMART é uma sigla que corresponde a um checklist.

S – Específico (specific)

Para que uma meta seja alcançada é indispensável que todas as partes envolvidas saibam, especificamente, o que fazer para alcançar os objetivos. Ou seja, nada de metas genéricas como “melhorar resultados”, por exemplo. Para que a metodologia SMART seja posta em prática é necessário especificar como, exatamente, é possível alcançar as metas desejadas.

M – Mensurável (measurable)

Medir o progresso de cada meta é essencial para que o processo seja transparente e eficaz. Isso porque, ao medir constantemente o progresso, você terá noção do que precisa ser ajustado para alcançar o objetivo desejado da maneira mais rápida possível. Vamos supor, por exemplo, que a sua meta seja aumentar a satisfação dos clientes. Mas como saber se isso está acontecendo sem medir, constantemente, esse grau de satisfação?

A – Atingível (attainable)

Criar metas fora da realidade é um dos erros que mais prejudicam empresas de diversos ramos. A equipe fica desmotivada por não alcançar o objetivo e, com isso, fica cada vez mais frustrada. Para que isso não aconteça, assegure-se de traçar metas realistas e, principalmente, atingíveis para o seu negócio.

R – Relevante (relevant)

Tenha em mente que quanto mais relevantes forem as suas metas para a empresa, mais motivada a equipe estará para fazer o que for necessário para alcançar os objetivos. Psicologicamente falando, uma meta irrelevante não gera o senso de urgência necessário para que os colaboradores deem tudo de si.

T – Temporal (timely)

Por último, porém não menos importante, estipular um prazo para que a meta seja alcançada é importante para manter os funcionários em estado de alerta e focados para entregar os resultados desejados dentro do limite de tempo. Além disso, a estipulação de um prazo ajuda a manter a organização do processo e, consequentemente, torna-o mais eficiente.

A combinação desses fatores fará com que os objetivos da sua empresa sejam alcançados com muito mais facilidade e eficácia, já que a metodologia SMART é bastante completa e direta.

Além disso, você estará garantindo que todos os colaboradores se mantenham engajados e focados para fazer o necessário em prol das metas traçadas.

E aí, o que está esperando para começar a trabalhar com metas SMART?