A criatividade é uma das proficiências mentais mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Independentemente do segmento, é indispensável pensar em campanhas e maneiras criativas de construir uma identidade para a empresa diante do público.

Apesar do que muitas pessoas acreditam, a criatividade não é algo nato que simplesmente nasce com alguém. Apesar de certas pessoas terem uma facilidade para desenvolver e criar ideias, a criatividade pode sim ser estimulada no cérebro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como estimular a criatividade para que suas ideias possam fluir e evoluir cada vez mais.

  • A inovação é baseada no conhecimento e, sendo assim, buscar conhecimentos fora da caixa é sempre algo que beneficia o pensamento criativo. É como se você aumentasse o acervo de informações possivelmente úteis do seu cérebro e, portanto, adquirisse um leque maior de opções criativas.
  • Experimentar coisas novas funciona basicamente da mesma forma que buscar novos conhecimentos. Com novas experiências, seu cérebro terá um ‘portfólio’ maior na hora de encontrar uma ideia fora da curva.
  • Ter o discernimento para saber a hora de parar o processo criativo é crucial. Muitas vezes, a criação de novas ideias pode virar uma bola de neve sem fim que não nos deixa prosseguir com a execução. Depois de ter uma ideia que julgue ser boa, pare o processo criativo e foque na execução da ideia que teve. Dessa forma, as ideias não vão se acumular na sua cabeça e você terá disposição e tempo hábil para botá-las em prática.
  • Conversar e estar sempre em contato com pessoas que possuem opiniões e pontos de vista diferentes é algo que ajuda a estimular a criatividade. Isso acontece porque quando nos deparamos com diferentes maneiras de enxergar algo, o leque de possibilidades criativas que se abre é muito maior. Como diz o ditado, duas cabeças pensam melhor que uma, e assim por diante.
  • Ter momentos de descanso e relaxamento é uma das coisas que nos ajuda a ter um pensamento criativo de maneira natural. Com a mente limpa e descansada, sem maiores preocupações, nós tendemos a desenvolver ideias mais fluidas e objetivas.

Por mais que as vezes seja difícil pensar fora da caixa e arranjar soluções para problemas que parecem enormes, todo problema tem solução. Cabe a nós pensarmos em maneiras diferentes de lidar com cada situação, e essas dicas são exatamente para isso.

E você, o que faz para estimular o seu pensamento criativo?