ROI: O que é?

Por muito tempo, os resultados de campanhas de publicidade foram analisados com base em achismos. O Marketing Digital, no entanto, trouxe uma série de métricas que tornaram possível saber com precisão a eficiência dos seus investimentos. Dentre vários indicadores, o mais conhecido é o Retorno sobre o Investimento (ROI). Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado, isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, novas estratégias de retenção de clientes e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula bem tranquila para você calcular o ROI, que consiste em:

Cálculo de ROI

 

Sendo:

  • Receita:  tudo aquilo que a empresa arrecada por conta das vendas.
  • Custos: são todas aquelas despesas necessárias para permitir a viabilidade do investimento.

Essa fórmula pode ser utilizada de modo abrangente  -  para analisar o negócio como um todo  ou específico  -  para avaliar um projeto ou área, individualmente . Assim, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.

**Se quiser saber os valores em termos percentuais, basta multiplicar o valor obtido na fórmula por 100.**

Como analisar o ROI?

Se o ROI for maior que zeroteoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar.

Esse ROI será bom ou ruim dependendo do tempo que você precisou para obtê-lo:

  • Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
  • Se o ROI é de 5% ao ano, lamento, mas você perdeu dinheiro. A inflação, as taxas bancárias e os impostos corroeram o pouco que conseguiu faturar.
  • Se o ROI for menor que zero, obviamente você perdeu dinheiro independente do tempo gasto.

Não se esqueça de que Ganho Obtido não é necessariamente o valor das vendas, mas sim da Margem de Lucro que obteve das transações.

Por que o ROI é importante para as minhas estratégias de Marketing?

Com o cálculo do ROI é possível que a empresa reavalie seus objetivos e metas, podendo assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando melhores alternativas e focando principalmente nas mídias cujo ROI foi mais positivo.

Quanto mais ferramentas as empresas puderem utilizar para melhorar seu faturamento, melhor! E o conhecimento de sua realidade financeira é o primeiro passo para o sucesso.

Se você souber usar as ferramentas corretas, será muito mais simples tomar as decisões certas para investir no negócio certo.

Para mais dicas, fiquem de olho no nosso blog!

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *