Muito se ouve falar em leads quando se discute sobre marketing digital. Esse universo popularizou o termo, que acabou virando fundamental para compreender marketing e vendas.

Hoje, vamos explicar exatamente o que é o lead, sua importância e como alimentá-los.

  • O que são: os leads são contatos de potenciais clientes que registraram seus dados ou informações profissionais, como telefone e-mail, em troca de algum tipo de recompensa oferecido pela empresa. Tendo esse contato, a empresa tem a oportunidade de inserir esse usuário no chamado funil de vendas.
  • A importância dos leads: possuindo os leads, a empresa consegue analisar o nível de engajamento do potencial cliente para poder entender em que parte do funil de vendas ele se encontra. O lead scoring, que é o método mais comum de análise de interação, gera um número de pontos para cada ação realizada pelo usuário, mapeando seu nível de engajamento com a marca.
  • Como alimentar um lead até que ele vire uma venda: ao atingir uma pontuação pré-determinada de pontos no lead scoring, esse usuário é colocado à disposição para a equipe de vendas, que prossegue com a tentativa de venda de um produto. Dessa forma, quanto mais um usuário interage com uma marca, mais fundo ele está no funil de vendas.

Para que esse processo aconteça, é claro, o lead precisa ser alimentado até que esteja apto a se transformar em um cliente. Mas como alimentar um lead?

Se o seu lead mostrou interesse em determinado assunto, para nutri-lo basta passar a enviar conteúdos sobre esse assunto para ele, fazendo com que ele pontue cada vez mais no lead scoring e esteja cada vez mais perto de ser um comprador.

Também é importante saber que se deve respeitar as várias etapas do funil de vendas, já que uma abordagem comercial direta no momento errado pode comprometer todo o processo.

E aí, entendeu o que são os leads? Agora que você sabe, fica muito mais fácil começar a usa-los para aumentar os resultados da sua empresa.