O Instagram se tornou, indiscutivelmente, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.

Além do uso casual feito por usuários assíduos no dia a dia a rede social virou, provavelmente, a plataforma onde marcas e influenciadores mais se comunicam com o público.

Isso significa que, cada vez mais, é necessário investir em estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados de engajamento e interação obtidos no Instagram.

E é por isso que preparamos esse artigo para te ajudar a entender como potencializar o marketing da sua empresa no Instagram.

Que tal conferir?

Defina um objetivo

Entender quais são as ambições da sua empresa com o Instagram é essencial para que você consiga alcançar seus objetivos.

Fornecer conteúdos relevantes, criar uma identidade de marca, tornar sua empresa mais conhecida e direcionar clientes para a venda são alguns exemplos de objetivos comuns para empresas no Instagram.

Ter isso bem definido vai te ajudar a alinhar os conteúdos produzidos ao propósito do negócio.

Identifique uma persona

Identificar o seu público-alvo é de grande importância para direcionar a produção de conteúdos e segmentar qualquer tipo de ação.

Dessa maneira todas as estratégias se tornam mais eficientes e eficazes, já que passam a atingir diretamente o público-alvo.

Humanize a marca

Aproveite a oportunidade que a plataforma proporciona de promover um contato mais pessoal e humano com os clientes.

Invista, então, em uma identidade de marca interativa e com valores bem definidos como a honestidade, empatia e solidariedade, por exemplo.

Disponibilize informações

Anexar informações sobre a empresa e os serviços e produtos oferecidos é essencial para que o perfil esteja completo.

Inclua o nome da empresa, redes sociais alternativas, telefone de contato, site e, se for o caso, outras informações.

Lembre-se sempre, no entanto, de ser objetivo e direto com as informações para evitar poluição visual e excesso de conteúdo.

Monte um cronograma

Um dos maiores segredos do Instagram é a constância.

O algoritmo prioriza usuários que fazem publicações com frequência e, por isso, vale a pena se organizar para fazer publicações no feed e nos stories com frequência.

Além de favorecer o algoritmo, a criação de um cronograma permite que você se organize melhor e não deixe de publicar conteúdos por falta de tempo ou até mesmo atenção.

Agregue valor

Por mais que seja tentador publicar constantemente sobre os serviços e produtos oferecidos pela marca o ideal é que o conteúdo produzido seja um pouco mais abrangente e útil no dia a dia das pessoas.

Criar um conteúdo que seja realmente valioso para o público faz com que as taxas de engajamento com a marca cresçam e cria um senso de credibilidade perante os consumidores.

Saiba utilizar cada formato

O Instagram disponibiliza diversas maneiras de compartilhar conteúdo e, portanto, é importante saber fazer a utilização mais adequada de cada uma.

Os stories, por exemplo, podem servir para um contato mais pessoal, como um registro do dia a dia da empresa, por exemplo, enquanto o feed pode ser utilizado para conteúdos mais informativos.

Essa utilização, é claro, é apenas um exemplo e cabe a você determinar qual estratégia será mais eficaz para os objetivos da sua marca.

Interaja com o público

A interação com o público é uma das maiores vantagens oferecidas por qualquer rede social.

Promova enquetes, quizzes e até mesmo responda comentários nas publicações da empresa para reforçar o senso de humanização da marca e estreitar os laços entre o público e a empresa.

Inbound marketing

Não é segredo para ninguém que o inbound marketing se tornou indispensável para qualquer marca que pensa em investir em redes sociais.

Sabendo disso, vale a pena investir em recursos de inbound marketing como a automação, por exemplo, para aumentar a presença da sua marca nas redes sociais e, através disso, obter melhores resultados.

Temos certeza que, quando associadas, essas dicas farão com que o engajamento com a sua empresa no Instagram decole de uma vez por todas.

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