A busca por um conteúdo mais valioso e útil é algo que acontece constantemente dentro de qualquer empresa.

Hoje em dia, devido a popularização do marketing digital e do marketing de conteúdo, a maioria das marcas tenta envolver os clientes da melhor maneira possível a fim de aumentar as taxas de engajamento do público com a marca e, consequentemente, seus resultados.

Uma das maneiras mais eficazes de promover esse engajamento, como sabemos, é a produção de conteúdo.

Independentemente do conteúdo ser voltado para Instagram, blog ou outras redes sociais é importante ter em mente que o valor agregado aos usuários por esse conteúdo é o fator mais importante para que ele atraia e fidelize consumidores.

Pensando nisso preparamos um artigo sobre uma das técnicas mais utilizadas para agregar valor à um conteúdo: o storytelling.

Que tal conferir?

O que é storytelling?

O storytelling nada mais é que uma maneira de apresentar conteúdos de uma maneira que engaje o público de uma forma mais pessoal e humana utilizando, muitas vezes, das emoções.

Isso faz com que, além de transmitir uma série de informações objetivas e concretas, o conteúdo produzido também transmita uma interpretação subjetiva que serve para gerar emoções e interpretações emotivas nos consumidores.

E qual é a importância do storytelling?

A importância do storytelling se divide em alguns fatores, tais como:

  • Apresentação de uma jornada 

Ao consumir um conteúdo produzido a partir do storytelling o público se engaja de maneira profunda na mensagem passada e, consequentemente, embarca em uma jornada que proporciona uma experiência diferente de conteúdos comuns.

  • Identificação

O storytelling ajuda a gerar um grau de identificação com a marca que não seria alcançado através de conteúdos convencionais.

Isso porque, ao se deparar com um conteúdo de storytelling bem produzido, o público tende a se identificar mais com a marca e buscar cada vez mais conteúdos semelhantes.

  • Sedução

Como citamos anteriormente a criação de histórias que envolvem o público gera uma série de emoções que fazem com que os usuários se sintam cada vez mais engajados não só com o conteúdo mas também com a marca que o produz.

Isso gera um grau de sedução em qualquer cliente, já que a mente humana tende a ter mais interesse por mensagens que sejam transmitidas através de uma história.

Isso significa que, para a produção de conteúdos de marketing e prospecção de clientes, o storytelling é um poderoso aliado à obtenção de resultados melhores no que se refere a engajamento.

E você, o que está esperando para transformar seus conteúdos em verdadeiras histórias?