Quem está começando agora a sua estratégia de marketing em vídeos no Youtube, deve ficar atento as diferenças que ele terá para o seu marketing digital, em relação às outras redes sociais. Cada uma tem um propósito específico e o Youtube é voltado para vídeos que entregam conteúdos de valor em vídeos de boa qualidade e não muito longos.

Por isso, desenvolvemos esse post com as estratégias mais importantes e funcionais para você planejar, executar e desenvolver um marketing de vídeos no Youtube de forma eficiente.

  • Preencha todo o perfil do seu canal:
    Explore todos os campos disponíveis que o Youtube oferece para você personalizar ao máximo o seu perfil. E um perfil bem detalhado atrairá uma audiência mais qualificada aumentando a taxa de conversão. Se houver dúvidas, consulte alguns canais corporativos para inspirar algumas ideias.
  • Diga quem você é, e o que pretende: 
    Do que o seu canal trata, que tipo de conteúdo é abordado nos vídeos, qual a missão do seu canal, qual o perfil da audiência pretendida e muitas outras perguntas como essas devem ser respondidas em forma de um texto na página “Sobre” do seu canal. É lá que muitos visitantes vão para conhecer melhor as suas intenções. Essa apresentação é muito importante, porque a descrição do canal aparece por todo o Youtube.
  • Utilize palavras-chaves:
    Quaisquer textos que escrever em seu canal (descrição dos vídeos, descrição do canal, título dos vídeos, tags) use palavras-chaves. Isso será fundamental para indexar melhor o seu canal e vídeos na internet e quando o usuário realizar uma pesquisa sobre o tema abordado ficará mais fácil encontrá-lo.
  • Produza vídeos com frequência:
    Pesquisas indicam que a frequência não deve ser menor do que um vídeo por semana para que o seu canal não seja esquecido pelo público. Também não coloque mais do que um por dia para não ser maçante. Para você descobrir a frequência ideal para o seu canal, experimente postar um vídeo por semana durante dois meses e avalie se o público deseja consumir mais ou é o suficiente. Após descobrir a frequência certa de postagens, diga aos usuários em quais dias e, se possível os horários, que você posta novos vídeos.
  • Adicione links no seu canal e vídeos: 
    Se fazer uma grande descrição é importante para gerar visitas, agora, você precisa configurá-la para ganhar maior força e gerar tráfego também para o seu site de negócios. Você pode adicionar tantos links quanto quiser, mas limite-se aos mais importantes. O objetivo aqui é manter o usuário envolvido com a sua marca. A dica aqui é adicionar links para o seu site, blog e redes sociais que você tenha o perfil completo.
  • Crie uma capa para o seu canal:
    A capa pode dizer muita coisa ou tudo sobre o seu canal. Não precisa ser tão profissional aqui. Adicione um pouco de descontração para atrair o público inspirando bom humor. A imagem, além de ser inspiradora deve conter textos como mencionado nos tópicos 4 e 5.
  • Movimente o seu canal de vídeos no Youtube:
    Manter o canal ativo deve ir além das postagens regulares de vídeos. Você deve se conectar com o público que interage com você e motivá-los a deixarem opiniões e sugestões. Para isso, sempre responda os comentários feitos pelos usuários em seus vídeos.
  • Faça um vídeos de apresentação: 
    Manter o canal ativo deve ir além das postagens regulares de vídeos. Você deve se conectar com o público que interage com você e motivá-los a deixarem opiniões e sugestões. Para isso, sempre responda os comentários feitos pelos usuários em seus vídeos.
  • Divulgue seus vídeos nas suas redes sociais: 
    Toda vez que finalizar a postagem de um vídeo novo, poste também em suas contas de redes sociais (pessoais e da empresa) e compartilhe em todos os lugares que você tem presença na web. Essa ação aumentará consideravelmente as visualizações dos seus vídeos no youtube. Você pode começar promovendo seus vídeos para as pessoas que você conhece como amigos, parentes, clientes e solicitar que eles assistam aos vídeos com o intuito de oferecer ideias e sugestões de melhorias.
  • Feche parcerias:
    Tente colaborar em vídeos de outras empresas que já estão utilizando o Youtube e compartilham do mesmo público que você, mas que não estejam em concorrência direta. Isso permitirá o crescimento de ambos os canais. Por exemplo, se você fabrica produtos para uma linha de cosméticos, feche parceria com um youtuber famoso que tem como tema no seu canal dicas de maquiagem e tratamentos de pele.
  • Conte com um profissional para ajudar:
    Fazer tudo isso sozinho pode ser cansativo e, sem as habilidades e conhecimentos necessários, a estratégia pode ficar comprometida. Nesse caso, vale a pena considerar a contratação de uma empresa especializada no marketing em vídeos para ajudar você a planejar, produzir, editar, postar e promover os seus vídeos no Youtube de forma que tragam resultados melhores e mais rápidos para o seu canal.

Youtube é uma plataforma de vídeos poderosa para uma estratégia de marketing. Mas não passará de apenas um potencial se você não agir e se envolver profundamente. Se você está procurando uma nova fonte de clientes, fãs e receitas, os vídeos no Youtube podem ser a sua próxima arma secreta.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *