O marketing é o primeiro setor a ser contratado na abertura de uma empresa. Entretanto, existem negócios que ainda insistem em seguir o modelo tradicional de divulgação. Afinal de contas, o que é esse tal de marketing de conteúdo?

Conteúdo, como a própria palavra já diz, é o que a sua empresa vai dizer sobre o produto ou serviço a ser ofertado. Porém, apenas falar bem não adianta. As pessoas querem saber mais sobre quem é você, o que você faz e como você pode ajudá-las.

Na internet

O tradicional é tudo aquilo voltado para os veículos clássicos de comunicação: propagandas para TV, anúncio em rádios e outdoors, além dos jornais e revistas impressas.

Mas ainda que este tipo de marketing seja muito utilizado, já não surte mais tanto efeito quanto nas décadas passadas.

Basta parar e pensar: quantas vezes você já não passou por uma ponte repleta de anúncios em outdoors, e de fato prestou atenção neles? E quando você assiste televisão, realmente se interessa pelos comerciais?

Com o boom das redes sociais, ficou cada vez mais difícil para os veículos e as empresas competirem pela atenção do cliente.

Afinal, com um celular na mão e infinitas possibilidades, por que se prender a apenas uma coisa quando é possível personalizar os anúncios para cada tipo de usuário?

Foco nos resultados

Não adianta mais ter um site ou rede social e dizer o tempo todo como o seu produto ou serviço é excelente e como ele é importante para as pessoas. Os usuários não estão buscando somente postagens e fotos bonitas, mas, de fato, qualidade.

Suponhamos que você, por exemplo, seja dono de uma marca de aparelhos celulares. Você decide criar redes sociais para divulgar o seu negócio. Entretanto, o atendimento das lojas que distribuem o seu produto é ruim. Ou um cliente comprou e não gostou da experiência. Ele não vai mais comunicar a você que não teve uma boa compra: ele contará para todos na internet.

No feedback do seu site ou rede social, ele poderá dizer para todo mundo: “não compre esse produto!”. Por fim, o cliente, querendo ou não, acaba fazendo propaganda para você… Boa ou ruim.

Uma das vantagens do marketing digital é possível ter uma resposta imediata dos clientes. Então, levantar relatórios e analisar o que precisa ser melhorado. Campanhas podem ser acompanhadas dia após dia, horário por horário.

O marketing digital é focado em resultados. Portanto, você não precisa esperar o veículo tradicional dar certo para colocar a mão na massa.

Como saber se o marketing digital é bom para a minha empresa?

Antes de pensar em uma estratégia para redes sociais ou sites, é preciso refletir se essa é a melhor maneira de atingir o seu público.

Por exemplo: seus potenciais clientes usam a internet com frequência? Eles estão nas redes sociais, consumindo informações e trocando ideias?

Caso a resposta seja sim, pode ser uma boa ideia começar a pensar em uma maneira de se fazer presente na internet. Dessa forma, você estará muito mais presente na vida dos seus clientes e fazendo parte do cotidiano deles, o que aumenta o vínculo e facilita suas vendas.

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