Fonte: Google

Briefing pra lá e briefing pra cá. Se você está envolvido em ambientes publicitários, de design, marketing e afins, com certeza escuta isso pelo menos algumas vezes no dia. Hoje vamos esclarecer de uma vez por todas o que afinal é um briefing.

Utilizando do sentido concreto da palavra, é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra em inglês o qual significa resumo em português.

Se você deseja alcançar bons resultados e ter uma comunicação de excelência com o seu cliente alcançando o que ele deseja, é primordial que se faça um briefing. Ou seja, um documento onde se consta a situação da empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, manifestos e etc. Tudo o que você fará será de acordo com o briefing, facilitando assim o bom resultado final.

Um bom briefing precisa ser detalhado. Deve conter tudo o que o cliente deseja no serviço e o que ele gostaria de expressar. Lembre-se que ninguém gosta de responder muitas perguntas, então é bom ser específico e evitar grandes formulários.

Utilizar esse processo faz com que sua empresa possa se planejar melhor, conhecer o seu cliente, organizar, ter mais inspirações e ainda conseguir alcançar um melhor resultado final.

Fonte(s): significados