Definir corretamente seu público alvo é crucial para o sucesso da sua campanha de marketing digital. Portanto, antes de colocar no papel as ideias de possíveis criações, é importante fazer as seguintes perguntas:

  • Do que o meu cliente precisa?
  • Quais dificuldades ele enfrenta?
  • Qual o maior preconceito?

Essas perguntas são importantes porque, através delas você poderá definir o sexo do cliente, sua faixa etária, os seus interesses, gostos e preferências. Consequentemente, você atingirá o público alvo de forma mais eficaz.

Existem, basicamente, três tipos de clientes:

O cliente que está a procura de um produto e precisa dele

Esse cliente normalmente vem até você, é o cliente perfeito. Para esse tipo de consumidor, é ideal anunciar seu produto no Google. Assim, o comprador só precisa encontrar o item e comprar.

O cliente que procrastina mas precisa do seu produto

Esse é o tipo de cliente que postergará a tomada de decisões até o último minuto que puder. Portanto, para conquistá-lo, você terá que desenvolver estratégias e campanhas que o ajudarão a decidir pela compra.

O cliente que precisa do produto, mas não sabe disso

Para conquistá-lo, demonstre a diferença que seu produto fará na vida dele. Use, acima de tudo, vídeos, textos, infográficos, podcasts e email marketing como ferramentas para ganhá-lo. Além disso, lembre-se de enfatizar os benefícios da compra do seu objeto.

Só existem 3 perfis de clientes?

Não necessariamente. Dentro dos três aqui descritos há ainda diversos avatares que precisam ser organizados, estudados e delimitados para assim, atrair compradores em potencial e afastar aqueles que não efetuarão compras.

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Fonte: Mombu

Imagem: Google