Com os contatos na palma da mão, é muito comum dizermos que estamos na era das redes sociais. Entretanto, poucas pessoas sabem que existe uma diferença gritante entre redes sociais e mídias sociais. Este artigo te ajudará a identificar.

Redes sociais
O termo “rede social” tem o sentido de criar um relacionamento de pessoas, entrar em grupos sociais que você se identifica. Por meio de traços, objetivos e valores em comum. Assim, criamos laços de amizade, familiares e escolhemos com quem não queremos ter contato. Portanto, você não precisa estar na internet para estar numa rede social.

Quando alguém diz que está “entrando em uma rede social” ou um site de relacionamento, ela está usando aquela ferramenta para procurar outras pessoas semelhantes a ela. O Facebook, por exemplo, pode ser chamado de “rede social” porque o indivíduo está buscando se conectar com quem faz parte de seu círculo social.

Mídias sociais
O conceito das mídias sociais é a troca de conteúdo entre os usuários online. Quando você escreve em um blog, está gerando conteúdo para uma mídia social. Porém, também podemos interagir com outros usuários por meio das mídias sociais.

As mídias sociais são todos os aplicativos voltados para a produção de conteúdo online. Então, o Facebook, é uma rede social e também uma mídia social. Já o Youtube, por exemplo, não. Você pode até interagir com os usuários, mas seu principal objetivo é o compartilhamento de conteúdos em vídeo.

O Instagram e o Twitter também dividem opiniões neste debate. Há pessoas que usam ambas para produzir e compartilhar conteúdos, mas também há que os utilize unicamente para se comunicar com outros.

O que se precisa ter em mente: nem toda mídia social é uma rede social, mas toda rede social é uma mídia social. Não é incomum esbarrarmos com empresas online que desenvolvem conteúdos específicos para cada uma. Para entender o por quê disso, é preciso primeiramente entender o produto e o cliente dela. Talvez o seu negócio precise de muita interação com o público, ou talvez você precise compartilhar mais conteúdo do que, de fato, criar uma rede.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *