O modelo AIDA tem como foco o comportamento dos consumidores e se fundamenta na ideia que todo consumidor passa por um ciclo, até a compra dos produtos.

Esse ciclo é conhecido como a jornada do comprador, que começa quando o consumidor tem o primeiro contato a marca e termina na tomada de decisão, no caso, se fará ou não a compra.

Em suma, o método AIDA leva em consideração os pensamentos do consumidor. Além de dar atenção ao que o cliente necessita ou deseja, e a partir dai ele propõe etapas que visam gerar leads e fechar vendas.

As quatro etapas do modelo AIDA

O nome AIDA é um acrônimo formado pelo conjunto das iniciais (em inglês) das etapas principais da jornada de compra. Sendo elas: Attention (Atenção), Interest (Interesse), Desire (Desejo) e Action (Ação).

Ao criar uma estratégia de marketing que possua todos os pontos citados, você terá mais chances de obter sucesso e transformar completos desconhecidos em clientes fieis.

A etapa da atenção

Essa etapa serve para apresentar  o seu produto ou serviço, e a solução que eles oferecem ao consumidor. Mas não se engane, só isso não é suficiente para atrair a atenção do seu público.

Pois, além da sua marca exitem diversas outras que oferecem serviços semelhantes.

Essa é a hora de inovar e fazer algo realmente diferente! Ao invés de apenas mostrar o seu produto, você deve passar a sua mensagem de forma criativa. A fim de atrair de fato o olhar dos clientes.

A etapa do interesse

Após conseguir a atenção do seu consumidor, você precisa despertar o interesse dele em relação ao que você tem a oferecer. Porém, caso o seu produto ou serviço não sejam muito interessantes isso pode se tornar um desafio.

Nessa etapa o seu consumidor já está inclinado a conhecer seus serviços, porém ele ainda precisa passar por um processo antes de entrar na tomada de decisão e chegar a compra.

Por esse motivo, você deve mante-lo envolvido com suas ações de marketing, e a partir dai ir o conduzindo compra. Esse é o momento de mostrar os pontos fortes da sua marca e se fazer relevante.

A etapa do desejo

Essa é a parte do processo que, o consumidor deixa de apenas gostar do seu produto e passa a querer adquiri-lo. Nessa etapa os consumidores costumam comparar preços.

Ou seja, o cliente identificou que precisa do produto, ele quer compra-lo, conhece sua marca. Entretanto, ele quer verificar outras opções que existam no mercado.

Então, o seu trabalho nesse momento é mostrar para o consumidor, o que ele ganha ao optar pela sua marca. Sendo assim, deixe claro o que o seu produto tem de melhor e agregue valor a sua marca.

A etapa da ação

Por fim, temos a etapa da ação que finaliza o modelo de AIDA e é o momento de transformar o desejo do consumidor em resultado. Aqui o resultado dependerá do seu objetivo, pode ser uma assinatura, uma compra, etc.

Uma estratégia boa pra utilizar nesse ponto é criar um senso de urgência, dando um empurrãozinho para que o cliente feche o ciclo da aquisição.

Ademais, tente colocar esse modelo em prática para ver a mudança nos seus resultados.

Não deixe de acompanhar o blog para mais conteúdo como esse!

Fonte: neilpatel

Imagem: Google

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *