Com os investimentos em marketing digital crescendo cada vez mais, é impossível negar que as redes sociais têm conquistado cada vez mais espaço e importância nas estratégias de marketing virtuais.

Por promover uma interação direta da marca com o público, sites como o Twitter e o Instagram são, cada vez mais, indispensáveis para a formação de uma identidade para a empresa, além da prospecção de clientes.

Em meio a isso tudo, no entanto, está o blog. Apesar de, muitas vezes, ser esquecido ou jogado para escanteio, o blog ainda é uma ferramenta crucial para que qualquer estratégia de marketing digital funcione.

Mas por que, exatamente, o blog é tão importante? Quais são as principais vantagens que um blog traz para uma empresa?

São essas perguntas que viemos responder hoje, através de uma lista dos maiores benefícios trazidos pela utilização do blog.

Que tal conferir?

  • Ganho de autoridade: produzir conteúdo constante sobre um determinado tema mostra ao público que sua marca domina um determinado assunto. Dessa maneira, além de criar um senso de liderança perante as pessoas, sua marca passa a ter a possibilidade de gerar debates, discussões e conversas sobre assuntos que tendem a trazer cada vez mais público para a empresa. Tenha em mente que as pessoas estão sempre em busca de informações úteis, e se tornar a fonte dessas informações é quase equivalente a se tornar uma autoridade de um determinado nicho.
  • Utilização de SEO: a utilização de técnicas eficazes de SEO nos artigos publicados em seu blog é a maneira mais fácil e eficiente de conquistar as primeiras colocações no ranqueamento do Google. Tenha em mente que o Google é a maior vitrine de toda a internet, ou seja, expôr a sua marca nas primeiras colocações do Google é a maior garantia de engajamento orgânico possível. Sendo assim, sua empresa vai atrair cada vez mais pessoas e, consequentemente, alcançar resultados cada vez maiores.
  • Resultados permanentes: diferentemente de propagandas em redes sociais ou até mesmo em veículos tradicionais como a televisão, as publicações em blog não são temporárias e, por gerarem valor aos usuários, tendem a continuar sendo acessadas independentemente do tempo que passe. Basicamente, um artigo em blog é uma fonte de conhecimento que vai durar para sempre nos meios digitais e, por isso, vai continuar gerando acessos conforme o tempo passa.
  • Direcionar conteúdo: o blog é a maneira mais fácil de educar o público sobre os assuntos que você deseja que eles conheçam. Se eles não demonstram dominar o mercado ou os serviços oferecidos pela sua marca, o blog é uma ótima maneira de fazer com que o público tenha a consciência da importância e dos benefícios oferecidos pelo seu negócio.
  • Direcionamento de vendas: apesar de servir, majoritariamente, para agregar valor à marca, o blog também pode ser usado eventualmente como um direcionador de vendas. Por possuir credibilidade com o público devido a quantidade de conteúdo valioso gerado, o blog é um ótimo lugar para direcionar os clientes para um produto ou serviço oferecido para a empresa.

Ou seja, apesar de ser uma plataforma diferente das redes sociais, o blog continua sendo parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital, já que é crucial para agregar valor aos clientes e ajudar a construir a identidade da marca.

E você, o que está esperando para começar um blog?