O neuromarketing é uma área da ciência que une o marketing à neurociência. Basicamente, o neuromarketing tenta prever, através de estudos sobre o funcionamento do cérebro, quais ações e estratégias são mais efetivas para conquistar um cliente. O propósito maior dessa ciência é, então, entender o que influencia na prática as atitudes de um consumidor.

Assim como outros estudos de comportamento cerebral, o neuromarketing analisa respostas cerebrais a determinados estímulos relacionados ao consumo.

Sendo assim, separamos algumas dicas valiosas para que você consiga combinar o neuromarketing com o seu conteúdo.

  • Faça um conteúdo simples: seja objetivo, específico e sucinto ao apresentar algo. Lembre-se sempre, também, de utilizar exemplos para que as pessoas possam visualizar melhor.
  • Faça um uso inteligente das emoções: lembre-se que apelar para o lado emocional pode funcionar, portanto, tenha sempre como objetivo gerar alguma reação emocional positiva, como diversão ou humor no público.
  • Utilize imagens: a navegação em um ambiente bem ilustrado é sempre mais agradável aos olhos e, consequentemente, ao cérebro. Ocasionalmente, combine esta dica com a anterior e use imagens que despertem alguma sensação boa nos usuários.
  • Capriche no início e no final dos seus conteúdos: as extremidades de uma publicação são extremamente importantes. No começo, é necessário ser chamativo e mostrar que o conteúdo é relevante e oferece algo importante. Já no final, faça questão de ‘fechar com chave de ouro’ para deixar uma boa impressão.

É importante frisar que o neuromarketing não visa manipular as pessoas, e sim ajudá-las a compreender o valor que um produto ou serviço pode oferecer. Com isso, o consumidor tende a ficar mais satisfeito com suas decisões.

E você, o que acha de associar técnicas de neuromarketing ao seu conteúdo?