A luta pela conquista de novos clientes é algo comum e rotineiro para qualquer empresa, afinal de contas, são os clientes que compram os produtos e geram lucro financeiro para o negócio.

O que muita gente não sabe é que os clientes podem continuar agregando valor à empresa mesmo após a compra, defendendo e indicando a marca para outras pessoas de seu círculo social ou até mesmo na internet.

Isso é o que chamamos de defensores de marca.

Mas como, exatamente, é possível transformar clientes comuns em defensores de marcas?

Pensando nessa dúvida, separamos uma lista com as dicas mais importantes para que você transforme os seus clientes em defensores da sua marca. Vamos lá?

  • Ofereça um ótimo serviço: apesar de parecer óbvio e trivial, oferecer um bom serviço ou produto é o primeiro e mais importante passo para manter seus clientes fiéis à sua marca e, eventualmente, transformá-los em defensores de marca. Lembre-se que para oferecer um bom serviço aos clientes é necessário saber quais são suas expectativas e superá-las.
  • Peça feedback dos clientes: a melhor forma de saber quais são as expectativas e necessidades do seu cliente é perguntando. Tendo isso em mente, solicite regularmente o feedback do cliente para poder aprimorar os serviços que a empresa oferece. Além de servir para melhorar a empresa, a solicitação do feedback demonstra para o cliente que a empresa se importa com o que ele pensa.
  •  Surpreenda o cliente e demonstre gratidão: muitas empresas oferecem prêmios ou recompensas em troca de indicações ou avaliações positivas. Isso é ótimo, mas melhor ainda é demonstrar essa gratidão espontaneamente e surpreender seu público. Se um cliente compartilha um conteúdo da sua empresa organicamente, por exemplo, surpreenda-o com um desconto na próxima compra, um frete grátis ou algo do tipo. Não é necessariamente a recompensa que importa, e sim o ato de mostrar que valoriza o cliente.
  • Crie uma comunidade: um canal de conversa entre os clientes, onde eles possam compartilhar dicas e novidades em relação aos serviços da marca é uma maneira excelente de estreitar os laços do público com a empresa. Dessa forma, fica claro que a marca se importa com o que os clientes têm a dizer e não está interessada apenas em vender produtos.
  • Ajude seus clientes: compartilhar dicas e informações diversas com os clientes através de um blog, por exemplo, é uma ótima maneira de tornar a marca útil para os clientes. Dessa maneira, eles entendem que o intuito da marca também é ajudá-los e, com isso, eles tendem a estreitar os laços com a empresa.

Seguindo todas essas dicas, é provável que seus clientes desenvolvam uma ligação com a a empresa e passem a ser defensores de marca.

A partir daí, eles serão grandes aliados do seu negócio e ajudarão organicamente com indicações, recomendações e divulgação espontânea.

Lembre-se, é claro, que é necessário continuar cuidando da relação da empresa com esse cliente mesmo após ele virar um defensor de marca. Dessa maneira, ele estará cada vez mais engajado e disposto a advogar pelo seu negócio.